O atual panorama pandêmico, fez com que as escolas cancelassem as suas atividades presenciais, transferindo para o EAD. Com isso, tivemos que mudar e adaptar nossa rotina, para atender as necessidades dos nossos filhos. A situação é complicada para todos, já que o isolamento além de não ser totalmente compreendido pelos pequenos, afetam seu emocional e o psicológico.
Com menos estímulos do mundo exterior a energia das crianças deve ser canalizada para outras atividades. Ao contrário do que muitos pensam, realizar atividades não precisam de tanto espaço assim, podendo ser feitas até mesmo em pequenos apartamentos.
Impacto do isolamento para as crianças:
Sem o contato com outras crianças na escola, e com atividades físicas ao ar livre bem limitadas, as crianças enfrentam dificuldades ao se adaptar ao EAD, alterações no sono e emoções a flor da pele.
Explicar o contexto atual para as crianças mais novas podem ser um desafio para os pais:
Até por que, os próprios adultos têm tido bastante dificuldade de entender e lidar com o cenário atual.
Pensando nesse fator, hoje iremos ensinar algumas brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa com as crianças para gastar energia e sair um pouco da monotonia de ficar confinado dentro de casa.
Caça ao Tesouro:
Essa é uma brincadeira simples que pode ser um ótimo estimulo sensorial para as crianças.
Pegue quatro a cinco objetos com diferentes texturas e peça para que eles procurem pela casa outros objetos com a mesma textura.
Exemplo: Peça que procurem por um objeto mais macio, depois por um objeto mais áspero. E por ai vai.

Massinha Caseira:
Essa é uma ótima brincadeira para ser fazer dentro de casa, ainda mais se reside em um pequeno apartamento. Como ela é feita com ingredientes naturais, ela pode ser manuseada até pelas crianças pequenas, já que sua ingestão não é prejudicial para a saúde.
Segue abaixo os itens para fabricar sua massinha natural:
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 1 ½ xícara de água
- 1 colher de sopa de óleo (comestível)
- Corante alimentício
Para preparar a massinha, basta misturar todos os ingredientes deixando por último o corante.

Stop ou Adedanha
Além de ser um clássico da nossa adolescência, é uma ótima brincadeira para quem está na fase de alfabetização. Para brincar, basta apenas uma folha de papel e uma caneta.
Pintura com nariz
O ideal que essa brincadeira seja realizada minutos antes da criança ir tomar banho. Isso por que, a tinta guache pode ser removida do azulejo com bastante facilidade. Para brincar, você vai precisar apenas de alguns potes de tinta guache. Coloque um pouco de tinta na ponta do nariz da criança e veja quais desenhos ela consegue fazer com o nariz, sem utilizar os dedos.

Morto-Vivo
Uma brincadeira simples, mas que todos nós sempre gostamos de brincar quando erámos crianças. Todos devem se abaixar quando o líder grita “Morto! ” e levantar quando ele disser “Vivo!”.
Quem errar a ordem, sai da brincadeira.
Elefante Colorido
Alguém fala qual a cor do elefante e todos devem correr para encontrar objetos com a mesma cor falada.
Pique-Esconde
Uma pessoa fica contando um tempo pré-determinado enquanto as outras pessoas se escondem. Logo após acabar a contagem, ela tem que procurar as outras crianças e correr até o ponto em que contou e falar o nome da pessoa achada.

Que tal colocar em prática essas atividades com seus filhos?