Sem categoria

Permuta de Imóveis – O que é e como funciona?

A pandemia do Covid-19 prejudicou vários setores da economia, e com o mercado imobiliário não foi diferente. De acordo com pesquisas, o comportamento do consumidor mudou bastante diante desse cenário.

Muitas pessoas, que já eram proprietárias de algum imóvel, se viram na necessidade de mudar para um imóvel maior. Pessoas que moravam em apartamentos menores, migraram para coberturas ou casas mais arejadas, com quintal ou área de lazer. Com toda essa mudança, uma modalidade de compra que ficou em alta, foi a permuta de imóveis.

Mas o que é uma permuta? E como funciona?

Calma! Vamos te explicar tim-tim por tim-tim!

O que é permuta?

Permuta de imóveis é basicamente a troca de um imóvel pelo outro. Pode ser permuta de apartamentos, casas, terrenos, ou até mesmo imóveis na planta, e não necessariamente, precisa envolver dinheiro no negócio.

O processo tem certificação legal e respaldo jurídico. A diferença é que ele contém algumas peculiaridades, especialmente em relação ao Imposto de Renda (IR). Mais na frente eu vou te explicar melhor!

É de suma importância, antes de concretizar a troca, ocorra uma concordância em relação ao preço dos imóveis envolvidos. O ideal, é procurar um corretor imobiliário para fazer uma avaliação profissional sobre os imóveis.

Permuta de Imóveis com torna

Como já disse anteriormente, um dos benefícios da permuta de imóveis é a não obrigatoriedade de não incluir dinheiro na transação. Porém, isso não quer dizer que você não possa fazer a troca em um imóvel de maior valor e pagar a diferença.

É isso que nomeamos em Permuta com torna. Desse jeito, o imóvel entra como parte do pagamento do novo imóvel, e ajuda com o que o comprador possa ter condições melhores na hora de financiar o restante do pagamento.

Para quem é indicado a permuta?

Sobretudo, as permutas imobiliárias se encaixam em situações peculiares. Por exemplo: Você precisa se mudar imediatamente e não tem tempo de vender o seu imóvel, a permuta é uma opção válida.

Outra opção é para quem é dono de terrenos e lotes e não têm a intenção de construir no local. Um exemplo é a troca do lote direta com a construtora por unidades do empreendimento que será lançado no local.

Outro perfil ideal para permuta de imóveis, é a do investidor imobiliário. Para estimular as transações, podem utilizar os imóveis que já tem, para trocar por outros.

Documentação

Caso você escolha pela permuta, é primordial ficar alerta como em qualquer outro negócio imobiliário. Assim dizendo, será necessário a fazer uma promessa de compra e venda e posteriormente, elaborar a escritura pública que deixe nítido o valor de cada um dos imóveis e as responsabilidades de cada uma das partes com relação aos tributos, caso seja necessário.

IR na permuta de imóveis

Lembra que falamos sobre a isenção do IR lá atrás? Então, a tributação do imposto de renda é uma das maiores vantagens para quem deseja permutar seu imóvel. Isso por quê, quando os dois imóveis têm o mesmo valor, o negócio fica isento de IR.

Já em casos de permuta com torna, os gastos do IR ficam a cargo de quem recebeu. Entretanto, há um, porém: Caso o imóvel declarado, mas a torna, somem menos de 440mil reais, também haverá isenção.

Vale ressaltar que essa lei se aplica desde que o proprietário não tenha vendido ou transferido imóveis pelos últimos 5 anos.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares que estão querendo permutar seus imóveis em outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: